Siga-nos

Praia da Tocha

Inicialmente designada por Palheiros da Tocha, a Praia da Tocha, antiga aldeia de pescadores, pertence ao concelho de Cantanhede e à freguesia da Tocha. Situada entre a Praia de Mira, a norte e a Praia de Quiaios, a sul, o seu imenso areal fica ainda delimitado a nascente por uma enorme mancha florestal.

As casas típicas - palheiros - são construções palafíticas, de madeira, sendo ainda possível encontrar alguns exemplares espalhados pela povoação. Estes palheiros eram inicialmente destinados à recolha dos apetrechos de pesca, tendo sido posteriormente transformados em habitações.

É durante a época balnear que se sente maior animação, mas não deixa de ser interessante o restante ano, principalmente para quem procura repouso e um ambiente familiar.


Na Praia da Tocha o quotidiano é ditado essencialmente pelo mar:

 Turistas e amantes de desportos nauticos podem desfrutar de um extenso areal e de uma ondulação perfeita para a prática de surf, bodyboard entre outras actividades naúticas.

Os pescadores continuam a enfrentar as ondas, exercendo a actividade que melhor conhecem - a Arte de Xávega.


Há 26 anos consecutivos que a Praia da Tocha é distinguida com a Bandeira Azul, sinal evidente da qualidade da água e areia. Também foi galardoada com a Bandeira de Praia Acessível, sendo assim uma praia inclusiva, que permite a qualquer  cidadão, independentemente de qualquer limitação física, usufruir do nosso mar.

Como apoios existe um Posto de Turismo, um Centro de Interpretação da Arte de Xávega, uma Biblioteca de Praia, um Parque de Campismo, um Complexo Desportivo ( Futebol e Ténis), Posto de Guarda Nacional Republicana e Parque de Merendas.

Assim, podemos afirmar que a antiga aldeia de pescadores - Palheiros da Tocha - deu lugar a uma das mais belas praias do litoral centro de Portugal.


Início Quem Somos Praia da Tocha Núcleo Pesca Desportiva Como Ajudar? Eventos Marmostra Contactos