Siga-nos

Origem dos Palheiros da Praia

A povoação da Praia da Tocha não é muito antiga, data do início do século XIX, marcada pela vinda de pescadores da zona norte (Ovar, Murtosa e Ílhavo ) à procura de novas zonas piscatórias. Mais tarde, os gandareses juntaram-se-lhes e apoderaram-se das suas artes.

nicialmente, bastante rudimentares e construidos utilizando as riquezas locais, os palheiros apenas serviam de arrumos dos apetrechos da pesca, de armazéns de salga e de habitações temporárias dos pescadores que apenas residiam nesta zona durante o período de safra (Abril a Outubro). Os palheiros erguiam-se em zonas estratégicas  do areal e outros nas zonas mais elevadas da duna.

Ao contrário de outras zonas litorais, os Palheiros da Tocha conservaram até aos dias de hoje o seu aspeto palifitico, ou seja, as estacas de madeira que suportavam o palheiro, de forma a que a que a areia com os ventos fortes não os soterrasse, à vista e inclinados para o exterior com o intuito de dar um maior sustento ao palheiro.


Alcandorados sobre as dunas, fronteiros ao oceano, os pequenos palheiros, pareciam gigantescos aranhões, de longas patas fincadas sobre as areias, como que acabassem de sair das águas salgadas do mar…


Rocha Pato in Praia da Tocha - Litoral Gandarês 2005

Palheiros da Tocha


As tábuas de um pinheiro

A serra bem afiada

E as mãos de um carpinteiro…

E a obra fica acabada.

Está pronto o meu palheiro.


Quanto encanto! Que pureza!

Quanta doçura e enlevo!

A graça e singeleza

São tantas que até me atrevo

A ver nele a natureza!



Serrano d’ Aljuriça in Praia da Tocha - Litoral Gandarês 2005



Como vive esta gente? Vive com simplicidade nos Palheiros, casa ideal para pescadores… É construída espeques na areia, com tábuas de pinho e um forro por dentro aplainado (…) cheiram que consolam, quando novas, a resina, a árvore descascada e a monte; ressoam como um velho búzio e são leves, agasalhadas, transparentes (…) por dentro conservam uma frescura extraordinária e, quando se abre uma janela, abre-se para o infinito…


Raul Brandão, Os Pescadores in Praia da Tocha - Litoral Gandarês 2005

Início Quem Somos Praia da Tocha Núcleo Pesca Desportiva Como Ajudar? Eventos Marmostra Contactos